segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A Independência da América Espanhola

Ao longo do século XVIII vários acontecimentos foram primordias para que a América Espanhola viesse a se rebelar e procurar com todo afinco a sua independência.
Com a proibição por parte dos espanhóis no sentido de que os colonos não podiam fabricar artigos semelhantes aos que eram fabricados na metrópole, os colonos se viram então obrigados a lutarem por sua independência. Porém para que possamos entender esse processo, é preciso observar como ele se deu equais foram os seus principais idealizadores. Na linha de frente desse movimento podemos identificar as classes sociais que foram responsáveis pelo mesmo.
Em primeiro lugar podemos identificar os crioullos (descendentes de espanhóis nascidos na américa), em segundo lugar os Chapetones(pessoas nascidas na metrópole e que desfrutavam de privilégios na América), a classe intermediária formada por comerciantes advogados, professores, artesões e etc, e por último a classe dominada que era formada pela grande maioria da população.
Podemos portanto identificar que os Crioullos passam no século XVIII a questionar o fato de que não tinham oportunidade de ocupar os cargos políticos, e aliado a isso ainsa existia o fato de que como em toda colonia as riquezas sempre são enviadas à metrópole, o que causava ainda mais revolta.
Na região do Peru deu-se a chamada Rebelião Tupac Amaru (1780), em Nova Grana o Movimento Comunero (1781). Todo esse processo fez com que aparecesse lideres entre os Crioullos,podendo se destacar Simon Bolívar e José de San Martin. O primeiro liderou a independência da Venezuela, Colômbia, Panamá e Equador, enquanto que o segundo liderou a independência da Argentina, Chile e Peru.


http://www.google.com.br/imgres?
          Simon Bolívar
http://www.google.com.br/imgres?
                                     José de San Martin

Nenhum comentário:

Postar um comentário